Alguns dias depois do imenso prazer que sentimos ao ver a estátua de Borba Gato ardendo em chamas na zona sul de São Paulo, deixamos aqui a foto do 70º título do nosso catálogo: A esquiva do xondaro: movimento e ação política guarani mbya, de Lucas Keese dos Santos.

Lançado em julho, é o mais novo integrante da Coleção Fundo & Forma, que publica novos trabalhos de antropologia. A obra é uma gigantesca oportunidade de aprender um pouco mais sobre a maneira como os Guarani Mbya atuam politicamente dentro e fora de seus territórios, entre si e na relação com os não índios.

A menção ao Borba Gato chamuscado, aqui, não é gratuita: A esquiva do xondaro analisa episódios recentes da luta guarani que atacaram diretamente a simbologia bandeirante da cidade, como as ocupações do Monumento às Bandeiras, da Rodovia dos Bandeirantes e do Pateo do Collegio.

Queremos agradecer o autor pela confiança em publicar conosco, e à Society for the Anthropology of Lowland South America pelo apoio que viabilizou a impressão do livro. A preparação do texto ficou a cargo de Daniela Alarcon, e a revisão, de Tomoe Moroizumi e Diana Soares Cardoso. A capa é de Bianca Oliveira. O projeto gráfico e a diagramação, de Mateus Valadares. A assistência de edição é responsabilidade de Luiza Brandino, e a edição, de Tadeu Breda.

Aguyjevete para quem luta!

Também pode te interessar