Que alegria é poder finalmente ter em mãos Vozes afro-atlânticas: autobiografias e memórias da escravidão e da liberdade, de Rafael Domingos Oliveira, nosso 84º título.
É um livro especial em vários sentidos. Primeiro, porque é um dos raros estudos sobre as narrativas escritas por homens e mulheres escravizadas sobre a própria vida, seja antes, durante ou depois do cativeiro. Também porque chegou às nossas mãos num momento em que poucos desses relatos estavam disponíveis em português: enquanto demorávamos para publicá-lo (pandemia, falta de braços etc.), várias delas apareceram no Brasil.
O processo de edição foi extremamente agradável, com autor e editores trabalhando em grande sintonia. A capa marca a primeira colaboração (de muitas, esperamos) dessa grande artista que é Aline Bispo com a Elefante. O resultado já está chegando na casa de quem comprou em pré-venda e também nas principais livrarias do país.
Agradecemos ao Rafael pela confiança. É uma alegria ter Vozes afro-atlânticas em nosso catálogo, com seu texto conciso, preciso e elegante, que foi trabalhado por Daniela Alarcon e retrabalhado uma e outra vez por Fabiana Medina. A revisão é de Carla Fortino e Andressa Veronesi. A diagramação, de Denise Matsumoto e a direção de arte, de Bianca Oliveira. A edição e coordenação é de Tadeu Breda. Esperamos que vocês gostem desse livro tanto quanto a gente.

Também pode te interessar