fbpx

Na live de lançamento de A esquiva do xondaro: movimento e ação política guarani mbya, em 13 de agosto de 2021, tivemos uma conversa entre o autor Lucas Keese dos Santos, Jera Guarani, Tiago Karai, Joana Cabral de Oliveira, Alana Moraes e Renato Sztutman sobre o processo de pesquisa e escrita do livro e as últimas mobilizações dos povos indígenas na luta por seus direitos.

 

 

Instante fugaz de afastamento diante um ataque, a esquiva promove a junção entre interior e exterior por antecipação da ação de outrem — um corpo que enfrenta ao escapar. Movimento que permite pensar, esquiva não se torna puro conceito, translúcido ao mundo; é antes signo imanente que promove a reflexão a partir de uma materialidade — o corpo em movimento. É aos moldes do “pensamento selvagem” que opera a reflexão trazida em A esquiva do xondaro por Lucas Keese dos Santos.

 

Diretor técnico: Thiago Barbosa | Direção de arte e apoio técnico: Bianca Oliveira | Design e apoio técnico: Lika Yoshida | Comunicação: Isadora Attab | Interpretação em Libras: Rosane Lucas

Também pode te interessar