fbpx

Live de lançamento do livro Por que você voltava todo verão?, da argentina Belén López Peiró, realizada em 29 de junho de 2021. A conversa rolou entre a autora, a jornalista Andrea Dip e a psicanalista Evilânia Santos, sobre os desdobramentos da leitura para cada uma em suas respectivas áreas, além de discussões sobre a violência de gênero no Brasil e na América Latina, e como o movimento feminista vem desnaturalizando e expondo essa violência.

 

 

 

Uma adolescente é abusada sexualmente pelo tio durante três anos, dos treze aos dezesseis, sob o olhar condescendente de alguns parentes e desinteressado de outros. Marcada pelo trauma, aos 22 consegue reunir forças para denunciá-lo. Não sabia, porém, que o mais difícil seria enfrentar as reações da família. Por que você voltava todo verão? não é exatamente um livro de memórias. Nestas páginas, a primeira pessoa do singular aparece poucas vezes. Para narrar a experiência que viveu, a escritora argentina Belén López Peiró precisou recorrer às vozes de familiares, advogados, médicos e promotores, e também a documentos judiciais. O resultado é uma obra tão incômoda quanto relevante para um país em que tantas jovens sofrem em silêncio com a violência sexual — muitas vezes, como a autora, dentro de casa.

 

Coordenação de produção e mediação: Isadora Attab | Diretor técnico: Thiago Barbosa | Direção de arte e apoio técnico: Bianca Oliveira | Design e apoio técnico: Lika Yoshida | Interpretação em Libras: Rosane Lucas | Tradução simultânea Espanhol: Priscila Molina

Também pode te interessar