O começo da barbárie bolsonarista, em HQ

Um grande acordo nacional reconstitui em quadrinhos os momentos decisivos da trama golpista que resultou no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e abriu caminho para o Brasil que temos hoje

Em Um grande acordo nacional, o jornalista em quadrinhos Robson Vilalba mistura uma tentativa de entrevistar Dilma Rousseff em Curitiba às vésperas do impeachment, a busca pessoal por entender as razões que levaram à destituição da primeira presidenta do Brasil e a reconstituição dos episódios mais relevantes da trama golpista que deixou a população atenta ao noticiário político em 2015 e 2016.

O título faz referência ao diálogo entre o empresário Sérgio Machado, da Transpetro, e o então senador e futuro ministro Romero Jucá, um dos principais artífices da ascensão do “vice decorativo” Michel Temer ao poder: com o Supremo, com tudo. O “vazamento” da carta escrita pelo peemedebista à sua chefe também é lembrada no livro.

O autor imprime sinceridade e perplexidade à obra enquanto resgata cenas das Jornadas de Junho, do humilhante 7 a 1 na Copa do Mundo, da trajetória da jurista Janaína Paschoal, da operação Lava Jato, do protagonismo de Eduardo Cunha, e da esdrúxula votação do impeachment na Câmara, entre outros momentos decisivos para a queda de Dilma.

Robson Vilalba é ilustrador e animador. Em 2014, recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos com a reportagem em quadrinhos “Pátria armada Brasil”, publicado pelo jornal Gazeta do Povo. É autor do livro-reportagem em quadrinhos Notas de um tempo silenciado (Besouro Box, 2015), sobre a ditadura brasileira, e mantém o perfil @vilalba_illustration no Instagram.

 

Também pode te interessar